Fui lá ver com os meus olhos e apaixonei-me. Eu que tenho o fascínio por outras vidas e por outros tempos, encontrei ali um poiso para ficar umas boas horas. Apeteceu-me vestir daqueles tecidos, feitios e modos. E ficar ali mais ligada à terra que nunca. Apeteceu-me trabalhar com as mãos e o corpo todo. Apeteceu-me beber do barro e dançar ao som da gaita de fole com as suas propriedades sonoras que parecem acordar antepassados no meio daqueles 33 hectares de rigor histórico.
Em poucas horas quis experimentar tudo. E fi-lo com a cabeça. Queria-me até imaginar um jovem cavaleiro, destemido, dos que vão na frente do ataque, sob o desígnio d’el Rei. E o curioso é que pisando aquele chão é tão fácil. Quem te imaginou e realizou, criou uma poderosa máquina do tempo, capaz de recuar mais de 600 anos! Que tens tu Terra de Santa Maria? Deves ser mesmo de verdade!
És a maior Viagem Medieval do mundo! Destronaste o que havia para destronar. Agora D. Afonso III (Rei de Portugal e do Algarve) lidera também o mundo. Há coisas maravilhosas não há?
Esta viagem pode ser uma festa para o grupo de amigos, para a família, ou para o forasteiro que vem sozinho. Manjares dos Deuses não faltam, que é como quem diz petiscos rústicos do melhor que há. Música também. E se de dia é encantador, a noite reserva as melhores surpresas. Não penses que vais só ver as vistas, as vistas interagem de tal forma, que por momentos somos atores desta super montagem.
É uma constante descoberta e intensa. O tempo medieval abalroa-nos. Vai! Vai desprovido de ornamentações, leva a simplicidade e a vontade de te transformares.
P.S. Dos muitos espetáculos que vão acontecendo ao longo do dia, recomendo-te vivamente aguardar pelas 23h30, pelo “O Último Reduto” nas margens do Rio Cáster e assiste ao ataque que se traduz na conquista do Algarve, expulsando assim os mouros do território. Vais ficar encantado. Eu fiquei.
De 29 de julho a 9 de agosto. O norte de Portugal mostra que sabe, sabe muito e com distinção. Parabéns Santa Maria da Feira!
Gabriela Relvas
*
Vídeo:
IDEIA ORIGINAL
IMAGEM
REPORTAGEM
EDIÇÃO
de
Gabriela Relvas
*SENTE A VIAGEM*
Mais um video espectacular. A Gabriela tem mesmo jeito para edição de vídeos e reportagem. A maneira como edita e junta as imagens com o som e os seus comentários agrada-me bastante. Deveria publicitar mais os seus videos. Continue. Acho que vai longe.
Muito obrigada Paulo. Às vezes precisamos de feedbacks como o seu para continuar. Muito obrigada mais uma vez!
Bem verdade! Um fantástico recuar no tempo.
Mesmo! 🙂
Sem duvida que é a maior Viagem Medieval da Península Ibérica. Para a poder ver só mesmo de dia.,mas para a festejar a noite é a mais indicada. O mais interessante é que vocês podem se trajar com as indumentas da época, e assim fazerem parte da viagem. Venham até cá o Povo Feirense espera-vos.
É bom saber que as pessoas se interessam e gostem da nossa Viagem.
Obrigado Gabriela.
Momentos da Viagem Medieval 2014
https://youtu.be/Cy7iLNdoO2U
É difícil não gostar caro Victor. E ainda bem. 🙂
Cada ano uma surpresa otimizada no que tange à qualidade e patamar técnico/científico atingido na recriação e fidelização histórica. Parabéns, embora não vivendo na Feira desde os 9 anos sou nado no limite norte do concelho: Argoncilhe. Acompanho de longe todos os anos os detalhes e as novidades criativas, pois a minha vida só me permitiu ver o certame dois anos., Sois uma referência Nacional, Ibérica e Internacional. Estais no bom caminho e podereis alcandorar este certame a grandes voos dentro de poucos anos. Tornando-vos o supra sumo a nível Mundial para benefício do concelho e região e com o retorno económico-financeiro. Obrigado pelo rigor, profissionalismo, dedicação e autenticidade. Hermenigildo – Guimarães 964011470
De facto esta viagem é gigante em todos os aspetos. Eu, enquanto visitante, limitei-me a mostrar com os meus olhos como a vejo.