“Sem sentido de orientação. No carro perco-me com a música, com a conversa, com a chuva. O cinza profundo das nuvens perturba-me, é-me mesmo importante. Crio-lhe uma história, penso-lhe um futuro, arranjo-lhe um raio de sol. Quando dou pelo caminho, estacionei. Não vi a esquerda e a direita. Muito menos a enorme rotunda e a avenida de 5 km. Não vi provavelmente o meu amor, que não lhe conheço ainda o cheiro. Mas não tenho medo de lá voltar ou ir de novo. Perder-me é um lugar tão comum que não me assusta. Pego no carro e vou. Pego no carro e enquanto me perco chego a horas. O tempo ensinou-me a imensidão da sua importância. Não faço esperar. Foi assim que aprendi a colocar a casa dentro de uma mala em 5 minutos. Foi assim que decidi que a fazer é bem feito. Se é para gastar tempo, não cabe em mim apresentar coisa de que não me orgulhe.”
A Autora
A Carreira
Gabriela Relvas nasceu no Porto em 1983.
Licenciou-se em 2005 em Comunicação Social, na Escola Superior de Educação de Coimbra, seis meses dos quais em Groningen, nos Países Baixos, para integrar o programa Campanhas de Comunicação Criativa. Formou-se como atriz no ano seguinte, após o curso intensivo de Formação de Atores, na In Impetus, em Lisboa.
Viveu na capital mais de duas mãos cheias de anos e em 2018 regressou a Esmoriz, de onde é natural.
É escritora, guionista, atriz e apresentadora. Fez musicais, teatro, séries, telefilmes, novelas e cinema. Apresentou programas de economia, saúde, entretenimento e cultura.
Passou pela RTP, SIC, TVI, Record TV, EDP on TV e Porto Canal.
Continua a trabalhar neste carrossel.
A Ilha da Formiga (Coolbooks – Porto Editora, 2019) é o seu primeiro livro, Gula de Uma Rapariga Esquelética de Amor (Suma de Letras – Penguin Random House, 2022) o seu primeiro romance e Uma Vaca a Arrotar Metano (Visgarolho, 2024) a sua realização mais insana.